A Violência neonatal é aquela que o recém-nascido é submetido logo no seu nascimento. Pode acontecer em uma ou algumas situações que causem estresse físico e emocional no bebê.
Essas situações acontecem através de procedimentos desnecessários, invasivos e/ou dolorosos, como afastar o recém-nascido da mãe logo após o nascimento, impedindo que aconteça o primeiro contato entre eles.
E quais são os aspectos que identificam a violência neonatal:
• Procedimentos desnecessários como: aspirações indevidas.
• Desrespeito a fisiologia do nascimento: cesáreas eletivas, separação mãe e recém-nascido e atraso no contato pele a pele.
Algumas das causas que desencadeiam a violência neonatal estão presentes na sobre carga de trabalho, más condições de trabalho, falha na formação de profissionais, desconhecimento dos direitos e um ambiente desfavorável.
A humanização do parto e do nascimento passam pelo entendimento sobre o que é a violência neonatal. A informação é a via de acesso entre a Doula e a gestante para auxiliar durante os atendimentos pré parto, com clareza de todos os possíveis cenários, para que o nascimento seja um momento respeitoso e acolhedor.