Violência obstétrica – precisamos falar sobre isso!

Durante a gestação, a mulher busca por atendimento pré natal e este direito lhe é negado. Isso é violência obstétrica.

Uma perda gestacional. A dor emocional que já dilacera a mulher e, ainda é questionada: qual o motivo do aborto? Isso é violência obstétrica.

Infelizmente a violência obstétrica – VO – é comum e acontece com muito mais frequência que se imagina. Mulheres sendo submetidas a constrangimentos, julgamentos, piadas, procedimentos desnecessários e contra sua vontade, desde o pré parto, no parto e no pós parto. Carregando para o puerpério lembranças das violações dos seus direitos. O direito às suas escolhas.
Reconhecer o quê é VO, é uma informação não apenas para conhecimento da gestante, mas importantíssima para quem a acompanhará durante o parto.
A Doula tem papel fundamental nesse cenário – informar a família sobre o que é uma VO. Ajudar e apoiar a mulher que passou por uma VO.
Violência Obstétrica não é apenas física. Ela pode ser verbal e psicológica. Pode acontecer em qualquer espaço, público ou privado. Muitas vezes está escondida em pequenas atitude, que menosprezam e diminuem o protagonismo da mulher durante o seu parto ou, querem desestabilizar a mulher diante de momentos de esgotamento físico e emocional.
Nenhuma mulher deve passar por uma violência obstétrica.
Seja abrigo e apoio!
Denuncie!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *