O puerpério é nome dado ao período logo após o parto. Nele, a mulher, agora puérpera, vivencia alterações fisiológicas e emocionais.
O nascimento gera emoções na mãe e transforma a rotina da família. Mesmo que haja uma parceria ativa para o envolvimento de todas questões dos cuidados com o bebê até as tarefas da casa, uma rede de apoio é um suporte que favorece não apenas a mãe, mas todos os membros da família, trazendo cuidado e afeto.
E como é possível ajudar? Aqui vai algumas dicas:
- Pergunte, como sua ajuda é bem-vinda? Não determine o quê você deseja fazer, mas sim, o que a família precisa naquele momento.
- Não apareça sem avisar. Combine antes de ir e avise, estou aqui para ajudar!
- Não dê palites sobre a rotina familiar ou os cuidados com o bebê. Se a sua opinião for solicitada, então compartilhe sua vivência.
- Sua presença pode acontecer até de forma virtual. Sendo um bom ouvinte para a família, enviando alguma ajuda a distância.
E a Doula, como ajuda? No pré parto munindo a família de informações e no pós parto, atenta a puérpera, disponível para auxiliar no aleitamento materno e sendo ouvinte para quando a mãe precisar. Muitas vezes a Doula tem condições de auxiliar o puerpério, pois tem conhecimento suficiente até para indicar ajudas mais específicas, caso a mãe precise e deseje.
Durante nosso 14ª curso de formação de Doulas e Educação Perinatal com Capacitação em Aleitamento Materno, as Doulas recebem todo conhecimento teórico e prático sobre o puerpério, incluindo módulos sobre os Cuidados com o recém nascido. A aula sobre o Puerpério é ministrada pela Professora Beatriz Belem Buendgens, Enfermeira e Mestre em Enfermagem. A aula de Cuidados com o RN tem a condução da Professora Deise Luiz Steffens, Enfermeira.